Confira:
Uma garrafa quadrada. Rótulos coloridos. Um homem bem vestido como logotipo. E uma frase inconfundível: Keep Walking. Todos esses ingredientes, além é claro da excepcional qualidade de seus líquidos sagrados, fizeram da JOHNNIE WALKER uma marca única em seu segmento.
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A história
A JOHNNIE WALKER tem uma história de determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do uísque. Johnnie era filho do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, e o rapaz, então com 14 anos, era muito novo para continuar tocando a fazenda da família. Com a venda da fazenda, John abriu uma pequena mercearia em 1820 na cidade de Kilmarnock, localizada no oeste da Escócia, investindo £417 no novo negócio. O pequeno estabelecimento vendia chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação. Enquanto isso, o mercado de uísque estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e Johnnie viu uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a destilar seu próprio uísque.
Utilizando toda sua habilidade, iniciou a produção, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o uísque. Foi neste momento que o uísque ganhou o nome de JOHNNIE WALKER. Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai, e continuou desenvolvendo a empresa. Pouco depois, em 1860, foi criada a tradicional garrafa quadrada da marca. Em um segmento que utilizava principalmente garrafas redondas, rapidamente o uísque se tornou mundialmente reconhecido: um design emblemático para um uísque emblemático. Em 1865 surgiu o percussor do Black Label chamado Walker Old Highland Whisky, mediante a combinação de aproximadamente 40 dos melhores maltes e uísques de grãos escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos. Em 1867, foi criado tradicional rótulo inclinado para o uísque (colocado na garrafa a um ângulo de precisamente 24º), muito parecida com o atual do uísque Black Label.
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Em 1876, conseguiu registrar como marca, o modelo da tradicional garrafa quadrada, introduzida em 1870, e as cores preta e ouro das escritas de seu rótulo. Em 1880, abriu escritório na cidade Londres, por onde exportava seu produto para o resto do mundo. Nesta época, onde poucas marcas eram distribuídas tão amplamente, a John Walker & Sons já havia estabelecido negócios em Sidney e Paris, além de agentes de distribuição na África do Sul, Estados Unidos e Índia. Quando Alexander morreu em 1889, deixou o negócio para seus dois filhos, George e Alexander. Alexander ficava responsável pela produção dos uísques e George viajava o mundo estabelecendo uma rede de distribuição. Em 1906 os irmãos Walker já possuiam três uísques no mercado, cada um identificado por seu distinto rótulo colorido: Old Highland Whisky (envelhecido 5 anos e identificado pelo rótulo branco), Special Old Highland (envelhecido 8 anos e identificado pelo rótulo vermelho) e o Extra Special Old Highland (envelhecido 12 anos e identificado pelo rótulo preto).
Pouco depois, em 1909, os irmãos renomeiam seus uísques em reconhecimento ao hábito de seus clientes de indentificá-los pelos rótulos coloridos: era o surgimento oficial do JOHNNIE WALKER RED LABEL e do JOHNNIE WALKER BLACK LABEL. Em 1920, podia-se encontrar os uísques Johnnie Walker em 120 países ao redor do mundo. Nesta década, a tradicional garrafa quadrada se tornou padrão para todos os uísques da destilaria. Em 1934, a destilaria recebeu a primeira Concessão Real, um sinal de excelência, qualidade e reconhecimento. Nas décadas seguintes, a destilaria investiu no setor de distribuição para popularizar ainda mais a marca pelo mundo; e, em 1970, ao comemorar 150 anos de história, criou um exclusivo estojo de presente que continha um raro blend e um decanter de cristal. O resto da história é o sucesso de uma marca que se espalhou pelo mundo, valendo-se da experiência de quase dois séculos de visão e progresso para criar uísques da mais alta qualidade.
A linha do tempo
1909
● Quando George e Alexander Walker perceberam a oportunidade de desenvolver uma marca global no início do século XX, foi criado Johnnie Walker Red Label, um uísque destilado 8 anos e antes conhecido com Very Special Old Highland Whisky, que possuía uma seleção inigualável de maltes em sua composição, garantindo assim sua superioridade. Eram mais de 35 tipos, tendo como principal o Cardhu, reconhecido malte das Terras Altas da Escócia (Highlands).
● Johnnie Walker Black Label (um uísque destilado 12 anos e antes conhecido como Extra Special Old Highland Whisky) foi criado em virtude da demanda, no mercado internacional, por uísques com características mais suaves. Foi o primeiro a carregar a afirmação de ser 12 anos no seu rótulo, pois os mais de 40 maltes utilizados na sua composição são envelhecidos por, no mínimo, 12 anos. Em 1920, já era distribuído em mais de 120 países, alcançando uma qualidade inigualável.
1920
● Lançamento do uísque Johnnie Walker Gold Label, envelhecido 18 anos, para celebrar o centenário da destilaria criada John Walker. A presença de Cardhu lhe atribui sabores fortes, ainda que suaves, de malte e carvalho. Uísques extra-maduros de grãos proporcionam um pouco do longo sabor adocicado, enquanto que o CLYNELISH das Highlands do norte é responsável pela incomum cremosidade aromática. O final é multidimensional e agradavelmente longo. Recentemente, em 2008, o uísque teve sua embalagem inteiramente reformulada. A mudança mais marcante está na garrafa, que substitui o tradicional modelo de vidro âmbar: agora ela é translúcida, com formas angulares e uma base mais alta, que serve como um pedestal, com ares de cristal. O dourado do rótulo está mais claro e brilhante para destacar a coloração dourada do uísque. O tradicional ícone da marca, o “striding man” (o homem caminhante) agora é impresso em serigrafia diretamente no vidro. A caixa de papel cartão que envolve a garrafa de 750 mililitros ganhou um tom dourado vibrante, e na parte de trás da embalagem, há um pouco da história do uísque.
1932
● Com a intenção da garrafa acompanhar o movimento do mar nas viagens de navio, Alexander Walker II criou o Blend Swing (envelhecido 15 anos), inspirado na receita do Johnnie Walker Black Label.
1992
● Lançamento no mercado o uísque Blue Label (feito a partir de uísques raros e envelhecido 21 anos). Este excepcional uísque foi criado pelo Mestre Destilador, Jim Beveridge, que continua a tradição de inigualável comprometimento para fazer os melhores uísques do mundo. Com acesso às mais valiosas e preciosas reservas de uísques, os guardiões do legado de John Walker conseguiram criar este blend excepcional.
1997
● Lançamento no mercado do uísque Green Label (puro malte e envelhecido 15 anos). Quatro maltes característicos proporcionam as principais influências do sabor deste uísque. TALISKER traz a força e profundidade de caráter, CAOL ILA contribui com mistério e intensidade, e no âmago CRAGGANMORE dá uma qualidade de malte adocicado enquanto LINKWOOD adiciona um toque final de requinte.
2008
● Lançamento uma série comemorativa de seu uísque mais exclusivo, o Johnnie Walker Blue Label. A edição especial, batizada de King George V, usa maltes especiais, alguns com mais de 70 anos. Apenas 25 garrafas do destilado chegarão ao Brasil, pelo preço de R$ 1.500.
Uma jóia rara
Johnnie Walker Blue Label Baccarat é o resultado de uma parceria histórica entre a mais tradicional Cristallerie do mundo e a mais renomada família produtora de uísque. Nessa edição especial e limitada, o Blue Label se apresenta num decanter Baccarat, com design que remete ao frasco de um perfume. Assim como um frasco de perfume reúne as notas mais marcantes de uma fragrância, o Blue Label Baccarat é uma versão especial da bebida, mais intensa e concentrada. O design exclusivo Baccarat possui características que ressaltam o sabor do uísque. Essa preciosa garrafa vem numa caixa de couro azul, com um livro que conta as origens do Blue Label. Na sua composição, o master blend mistura os maltes mais raros e de características mais marcantes da Escócia. Não existe um número exato de maltes e nem idade mínima de envelhecimento. Com edição mundial limitada de 4 mil unidades o produto é vendido hoje pelo valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), distribuídas para 20 países. A preciosidade foi lançada no Brasil em novembro de 2005.
Striding Man
O famoso logotipo da marca, chamado de Striding Man, ou andarilho, foi criado em 1908, na mesa de um restaurante. George e Alexander II, netos de John Walker, saíram para almoçar com um cartunista chamado Tom Browne, pedindo a ele que criasse um símbolo para representar a marca. No verso do cardápio do restaurante, o cartunista esboçou o Striding Man, que acabou sendo utilizado em anúncios natalinos já naquele mesmo ano. A tradicional figura, com chapéu de pele de castor, túnica vermelha, calça branca botas de montaria, e monóculo inquisitor, representava o progresso, pioneirismo e a saga da família Walker.
O símbolo foi redesenhado através dos anos por uma sucessão de grandes artistas plásticos como Basil Partridge, Leo Cheney, Clive Upton e Michael Peters. Sua roupa foi alterada ocasionalmente, mas nunca perdeu o conceito de “continuar andando”, se tornando um dos logotipos mais reconhecidos no mundo e um verdadeiro ícone da industria de bebidas alcoólicas. O ícone da marca ganhou sua última reformulação visual no ano de 2003, quando a marca apresentou suas novas garrafas e rótulos. A principal diferença entre o desenho original e o atual é o sentido da caminhada. Para reforçar a idéia de “Keep walking” e progresso, a direção foi invertida, acompanhando o sentido de leitura ocidental: da esquerda para a direita. Além desse elemento gráfico dominante, a garrafa quadrada e o rótulo inclinado sempre deram caráter próprio às embalagens de JOHNNIE WALKER.
Em 2008 a JOHNNIE WALKER lançou uma campanha global para comemorar os 100 anos do ícone da marca, o Striding Man. A história traçada pelo próprio John Walker, fundador da marca JOHNNIE WALKER, foi o ponto de partida para a criação do comercial “Strides”. Com direção de Rob Sanders e cerca de 150 pessoas envolvidas, o comercial foi filmado durante seis dias na Hungria e na Noruega, enquanto a edição e a finalização aconteceram em Nova Iorque e em Londres. O filme, criado pela BBH de Londres, tem início com o fundador da empresa empurrando um barril de uísque, ação seguida por cenas que ilustram a evolução da humanidade nos últimos cem anos. Clique no ícone abaixo para assistir ao filme.
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Campanhas que fizeram história
O encontro entre o Striding Man e o conceito Keep Walking aconteceu em 1999. Peter Dee e um time da Diageo e da agência de publicidade BBH tinham como desafio unificar e construir uma marca única global, pois a comunicação era descentralizada. Na época, mais de 30 diferentes campanhas anunciavam o produto em todo o mundo. O Brasil foi um dos quatro países líderes na criação da campanha, que partiu da idéia de que JOHNNIE WALKER poderia inspirar o progresso pessoal. O time conectou a história da marca, do Striding Man, com o reconhecimento de que todo homem quer progredir, resumido no insight Keep Walking. A marca efetuou então sua primeira ação publicitária global com custo inicial de US$ 150 milhões. O conceito da campanha era simples, “continue andando”, que representava o progresso e pioneirismo dos produtores da marca. A nova fase atual da campanha com o conceito “Eu não sou o futuro. Você é”, mostra um robô que fala diretamente com o telespectador. Ele se diz mais forte, mais rápido e afirma que com certeza irá durar muito mais tempo. Apesar disso, fala que se pudesse desejar algo, desejaria ser humano.
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca JOHNNIE WALKER está avaliada em US$ 3.557 bilhões, ocupando a posição de número 92 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
Atualmente a JOHNNIE WALKER possui 27 destilarias espalhadas pela Escócia, vendendo cerca de 150 milhões de garrafas (10 milhões de garrafas a mais que seu principal concorrente) por ano em mais de 200 países. A cada segundo são consumidas cinco garrafas de JOHNNIE WALKER ao redor do mundo.
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Você sabia?
● O RED LABEL é o uísque mais consumido e conhecido do mundo, tendo o Brasil como quarto principal mercado para a marca no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, das lojas do Freeshop e da Grécia. Tem uma fatia de 49.4% no segmento standard (oito anos), segundo o Instituto de Pesquisas Nielsen.
● A JOHNNIE WALKER possui um contrato de patrocínio com a equipe de F1 McLaren no valor de US$ 100 milhões por um período de 5 anos.
FONTE:http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/johnnie-walker-keep-walking.html
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